Um dos motivos desse ícone de vídeo-game ainda ser muito vendido é porque ele é uma completa propaganda enganosa: Seu design é extremamente similar ao dos Playstation's da Sony, sim, em plural, pois você vai encontrar Polystation com design de todos os consoles numerados da Sony, o que faz qualquer "iniciante" nos mundos dos games achar que ta comprando um Playstation ou ao menos algo muito similar (ou até melhor, como muito vendedor deve dizer hehe). Outro chamativo no Polystation é o seu preço que varia muito de 20 até 90 reais, mas não se engane é sempre o mesmo vídeo-game ali. Então imagina só, aquele pai que não sabe nada de jogos mas que tem um pirralho enchendo o saco pedindo aquele Playstation 4 maroto o tempo todo! O pai vai em um camelódromo da vida (porque Playstation nesses lugares costuma sair mais barato e vir com "vantagens") vê o preço salgado do bichinho (no minimo uns 1500 reais) e desiste na hora....Dai ele nota em outra banca um vídeo-game esteticamente parecido mas dessa vez com um preço bem acolhedor, o vendedor diz "pode levar senhor, é quase um preistation" e pimba! Temos a nossa vítima. Imagina só ele entregando o Polystation pro filho, o moleque abrindo a tampa do console e se deparando com entradas de cartuchos, seria muito engraçado se não fosse trágico, né? Mentira, é muito engraçado de qualquer forma, me desculpem. E olha, eu posso rir, porque já passei por isso, mas no meu caso eu era o desavisado.
E sabe? O Polystation foi muito bom e me divertiu bastante durante um bom tempo. Claro que atualmente ele não deve fazer o mesmo com a geração atual. Seus jogos são facilmente emulados no computador e você pode joga-los até mesmo no Click Jogos, sem contar que você tem games bem mais evoluídos para celular e hoje em dia até seu periquito tem um celular, mas para uma época onde eu não tinha internet e conhecia pouco sobre jogos ele foi de grande ajuda e divertimento (claro). Foi nele que eu joguei meu primeiro Mario Brós, e poxa, ele era cheio de Mario Brós, afinal ele tinha como propaganda o fato de ter 999 jogos em sua memória...O que não era revelado é que a maioria desses jogos eram Mário Brós com mods (basicamente o que acontece muito atualmente com GTA San Andreas nas bancas de games da vida. Eu vi esses dias um Zelda Breath of the Wild com logo do Playstation 2 em uma dessas bancas. Tenho certeza que deve ser Gta SA com um mold de Zelda, mas não comprei para testar, se alguém comprou conta ai). Outro jogo que me marcou muito no Polystation era o endemoniado Circus Charlie que tinha uma fase muito cultuada, onde quase ninguém conseguia passar, ao menos é sempre isso que escuto, eu mesmo nunca consegui (maldito trampolim). Não vamos nos esquecer do jogo de futebol (não me recordo o nome agora) mas divertia muito se jogasse a dois, mesmo com aqueles bonecos meio quadrados, meio que parecendo mascotes de companhias de gás. O Polystation era tão cara de pau que eles enganavam até em seus cartuchos. Já comprei muitos cartuchos que vinham com imagens legais mas o jogo era totalmente diferente ou ele se quer vinha de fato no cartucho.
Obviamente eu tive mais momentos frustrantes com o Polystation do que bons: Ele era feito de um material muito ruim (plasticão daqueles péssimos), não tinha como salvar os jogos, existiam poucos títulos bons - ao menos era difícil encontrar títulos legais pois nem os cartuchos eram confiáveis - como eu disse lá em cima: as vezes nem vinha o jogo que estava na capa. Mas tudo isso já era de se esperar de um console ilegal, que finge ser de CD/DVD/Blueray mas é cartuchão dos anos 80, que provavelmente é feito com peças contrabandeadas ou falsificadas. Então, sim, podemos considerar o Polystation como um clickbait da vida real, pois geralmente ele só é comprado por pessoas desavisadas ou com pouco entendimento sobre jogos, pois tenta enganar de todas as formas possíveis o consumidor, seja com sua capa, seu design ou até mesmo com sua descrição. Se você está com pouca grana tente um Nintendo 64 ou Playstation 1 no mercado livre, vai ser mais em conta pois duram mais (eu tenho até hoje meu Psone de 2004). Vale ressaltar que o Polystation nada mais é que um NES alterado, um grande console da década de 80, o vídeo-game de maior sucesso comercial da época e que criou padrões e mudou muita coisa no mercado de games. Seus jogos atualmente são esteticamente feios e sua engine demasiadamente fraca, mas para sua época foi um marco, que de certa forma, pelo Polystation ou por clones com outros nomes, ainda é repassado para a geração atual. E por mais que seus 8 bits sejam obsoletos para a geração Xbox one, ele ainda traz diversão para os menos afortunados (e menos avisados também).
Confira abaixo algumas histórias de desavisados com seus Polystations que peguei no fórum outerspace:
Imagina só? Todo mundo na expectativa de jogar um Gran turismo, um Fifa ou até um Resident Evil, mas tiveram que se contentar com Super Pikachu Brós.
Porra, a mãe deve ter gastado mais que vale uns 4 Polystations, sacanagem seja lá qual for a loja hahahaha
Esse é clássico...Quem nunca tentou se gabar em uma situação mas o tiro saiu pela culatra?
E se você não está familiarizado com nenhum dos modelos dos Famiclones (nome dado aos genéricos ilegais do NES), seja eles Polystation ou não, cheque abaixo algumas de suas diversas versões.
Para que Playstation 3 quando se tem o Funstation 3? It's Fun!
Huum, não gosta do Funstation? Tem algo estilo Microsoft para você então...Te apresento o X-game 360! Não preciso nem dizer que por traz desse porta disco tem uma entrada de cartucho, né?
Este não é um famiclone mas merece estar aqui pela cara de pau kkk, parece um PSP (playstation Portátil) mas na verdade é um daqueles mini-games horríveis que você compra na feirinha por 10 reais. É ou não é um baita de um clikbait?
E você? Já se divertiu ou se estressou com algum desses belos e potentes vídeo-ciladas, opa, digo, vídeo-games? Tem uma história para contar?