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quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Mineirinho Ultra Adventures - A cultura de financiar jogos ruins no Steam | Artigo


Olá Pixelados, quem aqui já jogou algo ruim? Acredito que todo mundo. Seja por um Polystation, naqueles jogos pirateados cheios de mods que comprávamos ilegalmente, ou aqueles games que hyparam tanto para no final apenas frustrar os consumidores com algo incompleto, cheio de bugs ou ate mesmo totalmente diferente do que haviam prometido. Mas em todos esses casos estávamos certos de que no futuro tentaríamos ao máximo possível evitar consumir esse tipo de coisa. Mas parece que os tempos mudaram, ou ao menos é isso que aparenta quando vemos milhares de pessoas loucas se inscrevendo em um sorteio no
SteamGifts por um game que já sabemos que não presta. Ou quando vemos centenas de pessoas brigando em fóruns por keys de games que só tem critica negativa nas analises do Steam. Ou até mesmo o caso do game Mineirinho Ultra Adventures, onde todo mundo sabe que é ruim, mas mesmo assim compram, fazem analises e gameplays em canais com milhões de inscritos. Ok, eu entendo, é tudo em nome da zoeira, ver seus youtubers favoritos jogando algo ruim e se frustrando. Mas já pararam para pensar o quanto isso ajuda aquele desenvolvedor? Que em vez de tentar melhorar seu trabalho lançou outras três DLC's com o conteúdo igual ou até mesmo pior que Mine Ultra Adventures? E porque ele fez isso se o jogo é claramente um fracasso? Bem, meus caros. O jogo está vendendo, graças a vocês. Por mais que seja algo ruim, está dando retorno para ele, então tecnicamente, independente de todas as criticas negativas e zoeira, vocês fizeram o jogo um sucesso, e em vez do desenvolvedor tentar melhorar está fazendo mais conteúdo merda e lucrando em cima disso.


Não é a primeira vez e não vai ser a última que nos deparamos a jogos ruins lançados no Steam. Pra quem não sabe, era muito comum (ou ainda é?) ter jogos horríveis lançados no Steam, dado ao antigo sistema de lançamento deles. Xô explicar. No Steam existia o Green Light, que era uma especie de sistema, onde os jogos criados de forma independente, ou seja sem ter uma empresa grande por trás, eram expostos e votados pelo púbico. Basicamente para um jogo indie ir para a loja do Steam, ele precisava receber muitos votos dos usuários, e bastava apenas isso para termos uma bomba na loja. Mas pera um momento, porque diabos o publico votava em jogos ruins para irem para a loja?? Ai que entra outro sistema muito famoso no Steam: as cartas colecionáveis. Geralmente todo jogo do Steam vem com uma quantidade de cartas para se colecionar, em torno de seis ou oito. Se for seis, você ganha três delas simplesmente deixando seu game aberto, se for oito você ganha 4 delas. Para conseguir o restante você deve trocar repetidas na comunidade ou comprar as novas. Sim, meus abiguinhos, tem como COMPRAR  e VENDER as cartas que você ganha, gerando saldo para sua conta Steam e te possibilitando comprar novos games. PORÉM, uma pequena porcentagem dessas vendas vai para a Valve (empresa dona do Steam) e para o CRIADOR do jogo. E é ai que entra os paranaues! Esses criadores de jogos ruins, prometiam milhares de jogos grátis após ele ser lançado para quem vota-se positivamente no game. O povo ganhando esses jogos grátis pegariam as cartas, e ai ambos lucrariam: O povo que recebeu o game de graça e o usou apenas para ter as cartas e o criador do jogo que não estava lucrando com as vendas do game mas lucrava com as vendas das cartas. E com esse sistema corrupto nasceu uma cultura de péssimos games na loja. Os criadores não se importavam de entregar algo sem qualidade, seu objetivo ali nem mesmo era criar games, apenas lucrar com o dinheiro que as cartas colecionáveis traziam.


Com o tempo a Valve notou o que estava acontecendo e fechou o Greenlight, impossibilitando assim que os jogos lançados por ali fossem os escolhidos pelo publico e filtrando um pouco esse método corrupto mas não o paralisando por completo. Uma grande parte das pessoas não parece realmente se importar com esses jogos ruins desde que eles consigam lucrar com as cartas. O número de gente atrás de keys grátis desses games ainda é grande. Existem desenvolvedores que fazem copias descaradas de outros jogos mudando apenas a textura ou as vezes nem isso. Como se fosse um GTA San Andreas da vida, sabe? Aqueles que vocês encontram piratas que tem versão Pokemon, Zelda, Rio de Janeiro, etc. E botam esses games a venda apenas com o intuito de lucrar com as cartas.

Um observação interessante é que geralmente os desenvolvedores desses jogos são hostis, a ponto de atacar e injuriar o consumidor que está insatisfeito com seus jogos, que foi o caso da desenvolvedora Digital Homicide que estava processando os usuários por darem analises negativas, e ele pediam em torno de 18 milhões de dólares por isso! Havia também um desenvolvedor que forjava analises positivas em seus jogos por meio de contas fakes e claro, o caso mais conhecido no Brasil, o criador de Mineirinho Adventures que foi totalmente sem educação com um usuário só porque ele deu uma critica CONSTRUTIVA em seu game. Sim! O cara nem tava zoando, ele foi bem educado e em troca recebeu um monte de xingamentos. Eu me pergunto o que faz esses desenvolvedores de jogos ruins a agirem assim, será que eles não fazem parte da gangue das cartas colecionáveis e realmente tentavam entregar bons games? Eu duvido muito viu, dado ao fato que ambos continuaram fazendo jogos com a mesma qualidade. A Digital Homicide foi banida do Steam, mas não por causa da qualidade duvidosas de seus games, mas pela dor de cabeça em relação aos processos que eles queriam levar para frente e os conflitos com os usuários.


Por outro lado existem pessoas totalmente contra a essa pratica, são exatamente aquelas que caem de para-quedas nesses jogos. Ganham a key de um amigo, ou eles mesmos a pegam achando que vai ser algo legal pois não estão cientes dessa pratica. Alguns jogos estão sendo retirados da loja após a denuncia de jogadores, mas a questão é: eles nem deviam ter sido lançados. Como que passam pelo filtro da Valve? Acredito que geralmente, nem a Valve se importe mesmo com a qualidade desses jogos, afinal ela também está lucrando com as cartinhas, e se a maioria não reclama, porque eles deviam fazer algo a respeito?

E você? Já comprou algum desses jogos ruins por engano?

Um comentário:

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