Pesquise No Blog

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Fallout Shelter - Administre uma população no fim do mundo | RESENHA


Olá pixelados! O game que venho trazer hoje não é em pixel e muito menos de história, mas sim um simulador free-to-play lançado inicialmente para o IOS (em 2015) e posteriormente para Android e por fim ganhando um port para Pc. Em Fallout Shelter você se torna o administrador de um Vault (basicamente um alojamento anti-bomba imenso) que você precisa povoar e gerenciar a vida lá dentro por gerações e gerações - Ok, eu sei que um Vault é mais que isso, estou dando apenas uma descrição para quem nunca jogou Fallout e esteja caindo de paraquedas aqui. O game foi um grande sucesso em seu lançamento se tornando o terceiro game mais baixado da Apple Store. Mesmo seguindo o estilo de outros jogos para celulares - contendo micro-transações (conteúdo pago) para o progresso ser mais rápido, em Fallout Shelter você não precisa gastar um centavo, basta apenas ter paciência e saber administrar seu Vault para se dar bem.


Eu tenho que confessar que sou apaixonado por games assim. Onde você tem que administrar algo e controlar personagens, gerações, etc. Eu amava ficar jogando Playboy The Mansion, por exemplo. Pois ele era exatamente isso, um game onde você era dono de uma empresa (Playboy) e precisava contratar jornalistas, fotógrafos, modelos, dar festas e socializar com celebridades e artistas para convence-los a participarem de sua revista, seja como modelo pelada ou dando entrevista, artigo, etc. E depois ver o quanto sua edição lucrou com tudo que você juntou nela.

Claro que em Fallout Shelter a proposta é outra. Aqui você precisa manter seu Vault seguro, bem organizado, sem deixar faltar nada de útil e muito menos que a população morra.  Para isso você precisará construir determinadas salas em seu Vault. A sala de energia, a sala de tratamento de água e o restaurante. Tem outra sala muito importante que são os Living quarters - essencial para aumentar a população do seu Vault e também para botar dois personagens para reproduzirem. Sim, você pode colocar duas pessoas para terem relações sexuais para criar mais pessoas pro seu Vault e depois dar o nome que quiser para os recém nascidos. Cada pessoa no Vault tem habilidades. Essas habilidades são categorizadas como SPECIAL e estão visíveis ao clicar no personagem. SPECIAL é uma sigla para:  Strength (força), Perception (percepção), Endurance (resistência), Charisma (carisma), Intelligence (inteligência), Agility (agilidade) and Luck (sorte). Essas habilidades são muito importantes dentro de seu Vault e geralmente o personagem é bom somente em uma delas.


Como anteriormente dito, o Vault é composto por diversas salas que são importantes para o seu funcionamento e cada personagem vem com habilidades denominadas de SPECIAL, onde geralmente são bons em apenas um. Para manter essas salas funcionando e gerando eletricidade, água ou comida, você precisa colocar as pessoas para trabalharem nelas. E é aí que suas habilidades são importantes. A pessoa que tiver mais força deve trabalhar na sala de eletricidade, quem for mais ágil deve trabalhar no restaurante, quem tiver mais percepção deve trabalhar no tratamento de água. Caso você coloque pessoas trabalhando em algo que elas não são boas, o trabalho demorará mais para ser concluído e você correrá o risco de ficar sem o suplemento em que essa pessoa trabalha. Se ficar sem energia por exemplo, as salas começarão e ficar sem luz, e quem estiver trabalhando nelas irá ficar em recesso até a energia voltar. Seus personagens sobem de level enquanto trabalham, os levels são importantes para quests no exterior, que eu irei falar sobre depois. A medida que sua Vault fica mais cheia de pessoas, é necessário criar mais dessas salas para a manutenção ser equivalente e as pessoas que vivem lá não ficarem infelizes; com fome, sem luz ou água e ocasionalmente morrendo.

Além dessas salas essenciais, existem outras que eu poderia dizer que são opcionais, mas que ajudam um bocado. São as salas de melhorar suas habilidades, algo bem parecido com os objetos que você compra em The Sims para melhorar as habilidades dos sims. Com elas você pode deixar seu personagem mais forte em algum SPECIAL e diminuir o tempo de trabalho dele, fazendo as coisas andarem mais rápido e diminuindo o risco de ficar sem mantimentos. Outra forma de agilizar isso são com as outfits, que são roupas especiais que você veste seu boneco e cresce o seu SPECIAL. Exemplo, se você vestir um boneco com uma roupa militar a força dele irá crescer, se vestir ele com uma roupa de médico/cientística, a inteligencia dele que irá aumentar - a inteligencia é muito importante para administrar outros dois tipos de sala: Medbay (para criar curativos, para curar as pessoas feridas) e Science lab (que cria RadAways - suplementos que tira a radiação do seu corpo caso seja exposto a ela) - ambas são salas muito importantes, pois seu Valt será invadido muitas vezes, seja por Raiders (pessoas que moram no mundo la fora) ou por bichos que foram expostos a radiação.




Um ponto interessante em Fallout Shelter é que você pode sair para fora de sua Vault e fazer quests, ganhando como recompensas diversos itens, maletas com bônus de pontos, pets, dinheiro, etc. Para sair para o mundo a fora em Fallout Shelter é necessário criar a sala Overseer's office, será nela que você receberá as quests para serem feitas. Você poderá sair com 3 pessoas. Arme os bem, bote uma outfit com força, agilidade e resistência. Se tiver, coloque um pet com você - eles ajudam nas lutas. Leve contigo curativos (stimpaks) e radways para caso seja infectado ou receba dano. Após isso é só pegar a quest e sair. Como é um jogo para celular, o tempo no game é equivalente ao nosso. Então tem quests que demorará mais de 2 horas ou até mesmo 10 horas apenas para chegar no destino. Você pode agilizar isso usando o item Nuka-Cola Quantum que acelera o tempo de viagem - mas esses são itens raros, então os use com sabedoria ou terá que esperar até ganhar novos ou compra-los na loja. Ao chegar no seu destinatário, que geralmente são outros Vaults. Você terá de enfrentar inimigos em basicamente quase toda sala que entrar, mas também coletará itens, dinheiro e tralhas que mais tarde podem ser transformadas em armas ou novas outfits pelas salas de craft no seu Vault. As batalhas são por turnos, mas você não tem controle de nada. Ganhará quem estiver melhor equipado e com mais level. A única coisa que você pode controlar são os medicamentos que poderão ser aplicados durante a batalha para os seus personagens não morrerem. Terá quests que são únicas e temporárias - ou seja, se tu não fizer não fará mais quando o tempo dela expirar, essas quests geralmente te dão itens únicos.

Sendo um jogo de simulação, eu senti falta de estatísticas mais elaboradas. Como por exemplo poder fazer uma arvore genealógica da população do seu Vault. Com o passar do tempo você nem sabe mais quem é pai de quem, quem é a mãe, o filho, a avó, o neto. Dai você bota eles para reproduzirem e não acontece nada pois estas botando parentes. Com o passar do tempo as coisas no Vault se tornam bastante impessoais e a população se transforma em apenas números. Para quem curte fazer um rpg dentro do game, criando historias para os personagens, acaba desanimando um pouco, por ficar muito difícil de distinguir quem é quem, ainda mais por ninguém morrer de velhice. O personagem tem apenas duas fases de vida: Criança e adulto e só são mortos caso aconteça algo drástico como incêndio ou ataque.



Independente desse pequeno detalhe, Fallout Shelter é um game de simulação incrivelmente viciante, para quem gosta desse gênero, e nos traz ate mesmo um pouquinho dos Fallout's principais, em relação a exploração do mundo la fora e aos confrontos que temos. É um game que eu fortemente recomendo, mas já deixando claro, que é um game para quem tem paciência e gosta de evoluir populações e coisas do tipo. Caso contrario você poderá achar o jogo bem repetitivo mesmo sempre tendo eventos e novas quests.

Gráficos: 8,9
Jogabilidade: 8,8
História: 5,0
Desenvolvimento da história:0,0
Personagens Carismáticos: 7,9
Musica: 8,5

Nota FINAL: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >