Pesquise No Blog

quarta-feira, 22 de março de 2017

Aspirando fantasmas em Luigi's Mansion | Resenha


Olá viciados, hoje eu tô trazendo a resenha do meu primeiro jogo finalizado de Gamecube. Gamecube foi um vídeo-game que eu sempre quis ter (mais pelo seu design quadrado e suas cores vivas do que por seus jogos -sim, isso mesmo, eu queria muito esse console por acha-lo bonito, mas claro que ter Resident Evil 0 e o Remake ajudavam um pouquinho). Entretanto eu nunca o tive e tô tendo a chance de joga-lo agora pelo Dolpnhin, que é um emulador bacaninha se você o souber configurar. Mas não to aqui para falar de emuladores e nem de consoles quadrados e sim de um jogo muito divertido que tive a chance de chegar em seu final hoje: Luigi's Mansion.



Luigi's Mansion foi lançado junto com o Gamecube, quebrando a tradição da Nintendo de seu primeiro jogo para um novo console sempre ser do mascote da empresa, que no caso, é o irmão famosinho do Luigi, o rechonchudo Mario. Acredito que foi uma ideia bem legal para trazer mais visibilidade para o Mario Verde (apelido carregado por Luigi por muuuitos anos). Em Luigi's Mansion você será encarregado de exorcizar o monte de fantasmas que infesta uma mansão e para isso você irá contar com um aspirador de pó!!! Sim, isso mesmo, ao menos o seu design lembra muito o de um aspirador de pó, mas o nome real da arma é Poltergust 3000 que é capaz de iluminar o local (espantando os fantasmas) e aspirar todos os seres ectoplasmáticos para dentro dela. Você também conta com um "Game Boy Horror" que é basicamente um mapa digital (um GPS?) e que também serve para você se comunicar com o outro personagem do game, o Professor E. Gadd que instrui Luigi durante o jogo para que ele consiga capturar todos os fantasmas.

A história do jogo é bem simplista. O Luigi ganhou uma mansão, e para comemorar ele convida seu irmão Mario para se juntar a ele. Luigi acaba se perdendo e chega atrasado na mansão e se depara com a aterrorizante situação: Sua mansão está cheia de fantasmas e eles capturaram Mario. Para chegar até seu irmão de vestes vermelhas, Luigi terá que enfrentar diversos fantasmas, dentre eles os chefes que após derrotados liberam uma chave para destrancar mais um comodo da mansão assombrada. O ponto alto deste jogo não está na história e sim na sua jogabilidade única e cômica. Caçar fantasmas aqui não é horrificante mas divertido. Todos os personagens são bem caricatos e existe diversos tipos de fantasmas: Os que aparecem pelo teto e soltam bombas, os que te agarram por trás, os que dão murros, os "boos" que são responsáveis pela captura do Mario e tem 50 espalhados pela mansão e você deve captura-los para enfraquecer o chefe deles. O que a maioria deles tem em comum é o medo da luz. Basta virar a lanterna em sua direção que eles irão desaparecer. A alguns que se protegem com uma máscara, você deve sugar a mascara deles com seu aspirador para depois capturá-los. Os chefes fantasmas são bem divertidos de se capturar pois eles ficam "escondidos" nos cômodos protegidos de sua lanterna. Para conseguir enfraquece-los você deve fazer algo no local que o incomode; Por exemplo, existe um fantasma que fica no banheiro tomando banho em uma banheira cheia de água. Você deve congelar essa água para irrita-lo a ponto dele sair de lá. Cada chefe fantasma tem seu modo de ser incomodado tendo que fazer você quebrar um pouco a cabeça para saber o que tem de ser feito ali.

Os puzzles não chegam a ser difíceis, e a dificuldade do jogo é bem branda em seu geral. A única coisa que me incomodou foi os fantasmas normais "voltando a vida" mesmo depois de você ter limpado aquele local, mas isso só acontece em lugares sem eletricidade, mas mesmo assim irrita um pouco. Outra coisa que vejo como desnecessária são as moedas/dinheiro/diamantes que existem no game. Eles não servem para absolutamente nada durante o jogo, talvez para melhorar seu Rank quando finalizar o jogo e para comprar uma mansão melhor pro Luigi após finalizar o jogo. Quanto mais dinheiro você arrecadar maior será a mansão que ele ganhará, mas apenas isso. Um total desperdício de tempo pegar aquele dinheirão, aquelas joias que a gameplay faz você pensar que vale algo para no final não poder usa-las durante o jogo. Sério, existe alguns chefes que em vez de liberarem chaves após derrotados, liberam joias e dinheiro. Existe uma sala secreta no jogo cheia de dinheiro. 


O jogo também traz uma mecânica de "elementos", sua Poltergeist 3000 pode atacar com fogo, água ou gelo. Para isso você deve encontrar as três joias que representam cada um desses elementos, após isso basta chegar em uma torneira, geladeira ou fogueira e aspirar, com isso saíra um "fantasma elemental" ao suga-lo você terá o poder respectivo em sua arma. Usar esses elementos é importante, pois durante a gameplay você encontrará fantasmas que só serão vencidos usando um elemento. Se você encontrar um fantasma de fogo você terá que usar água para vence-lo, se encontrar um fantasma de água você terá que usar gelo para derrota-lo, além de alguns puzzles que também necessitarão dos elementos. A sua barra de vidas é baseada em corações. Qualquer dano que você sofrer te fará perder vários corações. Tu poderá encontrar mais em diversos locais, checando cada móvel dos quartos e matando fantasmas - porque alguns deles soltam corações.

Luigi's Manson foi uma excelente escolha para iniciar minha jornada pelos jogos do Gamecube, muitas pessoas o acham pequeno, eu achei na medida certa, ele diverte, cumpre seu principal objetivo como jogo, e claro, tem gráficos bem legais para  época em que foi lançado. Talvez você ache o jeito que ele anda estranho, mas é uma característica unica do jogo, junto com a trilha sonora composta do Luigi assoviando com estremecidas na voz devido ao medo que está sentido e a musiquinha tema - bem clichezona mesmo de filme cômico de fantasmas. Eu definitivamente jogaria novamente, mas agora creio que irei dar uma olhada na continuação pro 3ds. Se você estava em duvida sobre jogar ou não eu deixo claro que é um jogão. Engraçado, diverte, inimigos caricatos, puzzles interessantes e uma experiencia única. Me senti no filme Os Caças Fantasmas ao jogar, acredito até que ele seja bem inspirado naquele filme, afinal tem várias semelhanças.


Gráficos: 8,0
Jogabilidade: 9,4
História: 7,0
Desenvolvimento da história: 7,5
Personagens Carismáticos: 8,9
Musica: 8,2

NOTA FINAL: 8,1

6 comentários:

< >