Pesquise No Blog

sábado, 10 de junho de 2017

A Detective's Novel | Resenha


Opá, tudo bem com vocês? Comecei essa manha fria (16° graus aqui) jogando algo um tanto diferente que eu estou acostumado. Um Visual Novel (uau, uma novela visual...Mas qual novela não é visual? Ok, parei). A Detective's Novel é um jogo de investigação criminal, que se passa lá em 1945. Caso você não entenda inglês recomendo passar bem longe deste título, pois procurei traduzido e infelizmente não tem, e como se trata de um game onde é 100% texto é meio que, digamos, impossível chegar ao fim sem saber inglês (há não ser claro que você fique clicando que nem um doido e fazendo escolhas aleatórias até acertar. Se esse é o seu caso, então, olha, parabéns...Você é um desocupado! Bate aqui, também sou kkkk). Acho que esse frio me deixou de bom humor, mas vamos parar aqui com as piadas sem graça e começar essa resenha.


Em A Detective's Novel você é Knox (Não tem nada a ver com o tempero de frango Knorr), um detetive super, hiper foda, que desvenda os mistérios dos crimes em que ele investiga em apenas um dia (você quer Poirot?). Nesse caso ele foi chamado para investigar a morte de um homem muito importante, que vendia armas e que fez fortuna na época da segunda guerra mundial (faz sentido, né? armas, guerra, é como porno e adolescente). Ele foi estrangulado em seu próprio quarto e temos como suspeitos, assim como em toda história de mistério que se passa na década de 40, seus familiares e empregados. O interessante de A Detective's Novel é a personalidade bem trabalhada de Knox, até porque para aguentar aquele monte de texto no minimo devemos ter personagens bem trabalhados, e esse é o seu caso. Divertido, estranho e bastante debochado - formula de sucesso para detetives (Poirot, L, etc).


Knox tem como parceiro, ou melhor, assistente. Um cara chamado Clarke, que obviamente, para ter um contraste interessante, é o oposto da personalidade de Knox. Certinho, meio tonto e que gosta de seguir regras. Mas as personalidades bem desenvolvidas acabam ai. Todos os outros personagens soam cansativos. A viúva jovem e aparentemente interesseira, a enteada inocente, o filho revoltado, o primo amargurado e obviamente o mordomo (Não existe essa história de mistério que se passe antes da década de 60 que não tenha um maldito mordomo). Mas sabemos que clichês funcionam, olha o Knox, ou seu parceiro que tem basicamente as mesmas características de todos detetives de sucesso possíveis e mesmo assim é divertido acompanha-los, mas esse efeito não acontece com os personagens secundários.

O jogo é pequeno, sim, não espere uma história cheia de revira-voltas e enrolação. Em menos de duas horas você chega a seu final. Mas deve ficar esperto. Mesmo o jogo sendo extremamente linear, você deve saber o que perguntar para os suspeitos, para no final do jogo ter uma base solida para a acusação. Caso contrario você terá que refazer tudo de novo (ou voltar pelos saves points) para conseguir terminar o game. Eu gostaria de poder andar livremente pela mansão e interrogar os suspeitos na ordem que eu quisesse, infelizmente isso não é possível. Você segue rigorosamente o roteiro, sem muitas chances de conseguir uma cena diferente (fico me perguntando para que diabos me mostraram um mapa da mansão se nem pudi usa-lo)


No final das contas a minha experiencia com A Detective's Novel foi ok. Não é um visual novel ruim, como eu já disse o Knox diverte, da até vontade de perguntar as coisas erradas só para ver as interações. Mas tirando isso é apenas mais uma história de mistério vintage com uma mansão, um defunto e um mordomo. A história tem uns aparente furos temporais. Acho interessante a preocupação do personagem Clarke com o vicio em cigarro do Knox, já que em 1945 era luxuoso fumar e ninguém via isso como algo que faria mal a saúde. Achei meio fora do comum, mas nada que estrague a história, caso esteja querendo um visual novel de mistério A Detective Novel's pode ser uma boa escolha. Pequeno, direto, divertido.  

Gráficos: 6,0
Jogabilidade: 6,0
História: 6,8
Desenvolvimento da história:7,5
Personagens Carismáticos: 8,0
Musica: 7,5

NOTA FINAL: 6,9


Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >