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sábado, 1 de julho de 2017

A Pixel Story - Uma história em pixel bem difícil | Resenha


Eu amo pixel art! É simplesmente incrível o número de cenários diferentes e fantásticos que se pode fazer com pixels, e deve ser bem trabalhoso também! Trazer toda aquela cor, brilho e criar paisagens ou situações de deixar o queixo caído, e isso tudo com uma arte considerada ultrapassada. O jogo da vez que eu decidi jogar se chama A Pixel Story e é cheio de cenários assim, "ultrapassados" onde homenageiam a história dos vídeo-games.


Em A Pixel Story você joga com um personagem sem nome que foi escolhido para salvar o mundo em que ele vive, que no caso, é dentro de um computador. O jogo tem como missão homenagear a história dos vídeos-games com diversas referencias, sejam visuais, em sua história ou até mesmo na trilha sonora. Alias, o jogo começa com uma partida de Tetris. E ele começa assim, com um visual bem pixelado e retro, relembrando o começo em 8-bits. E ao passar das fases vai evoluindo, ganhando mais detalhes até chegar na era 3D. Me lembrou muito a gameplay de Mickey Adventures, pro Playstation One, onde nas primeiras fazes era em preto e branco e ao passar delas o Mickey ia evoluindo em sua estética (uma forma de representar o desenho e sua evolução na televisão).


A história é bem boba, afinal é um jogo de plataforma onde o foco é geralmente em puzzles. Você foi escolhido para salvar o mundo que vive de um "sistema operacional" que está dificultando a vida de todos os programas (que são personagens) do local. Para isso você terá a ajuda da Search, um programa que te dará dicas de como seguir em frente (sua voz me lembra muito a do ajudante em Chibi-Robô) e seu chapéu magico, que te possibilita se teletransportar de lugar. Ahh esse maldito chapéu.... Mas como assim chapéu maldito? E como isso de teletransportar funciona?

Bem, meus caros. O Chapéu vermelho maldito é um item importantíssimo em toda gameplay de A Pixel Story, pois você precisará dele para seguir em frente em praticamente todas as fases (mas o maldito foi um acréscimo meu hehe). Ele funciona da seguinte forma: Você solta ele em algum local e depois clicando outro botão você volta para aquele local em que você o deixou.  Mas por que maldito? Bem, porque pensa num jogo difícil da peste? Esse é a Pixel Story. E geralmente graças a esse chapéu. Em muitas das situações é necessário GRANDE esforço da sua parte para conseguir continuar. Pois você precisará colocar o chapéu exatamente no lugar certo e ter que se teletransportar no momento exato. Isso significa que você vai morrer muitas vezes e xingar o jogo diversas vezes e amaldiçoar aquele maldito chapéu. Talvez para quem for fã de games em plataforma não seja algo tão massante, mas esse não é o meu caso e confesso que essa dificuldade toda para poder continuar em um jogo que nem é o meu tipo preferido foi o suficiente para largar mão em sua fase 3d (acredito ser a última fase).


Ah, mas então quer dizer que você largou/desistiu do jogo só por ele ser difícil? Não é bem assim. Jogos difíceis te trazem uma satisfação imensa quando você consegue termina-los, jogos difíceis te adaptam a sua gameplay, te fazem ficar bom nele a ponto de você conseguir termina-lo. Mas para continuar em um jogo difícil você precisa de motivações e eu não tive isso em A Pixel Story. Sua história era bem básica, confesso que muitas vezes passei os npc's sem ler direito o que eles queriam, e o gameplay, bem...É basicamente te passar raiva com obstáculos que provavelmente saíram do inferno e situações das quais você precisa encarnar um ninja temporal pra conseguir passar. Eu fiquei preso em uma parte só porque a sincronia de tempo e o lugar do qual eu precisava botar o chapéu não estavam sincronizados e isso é algo medíocre se for considerar o tanto de desafios mais difíceis que eu tive que passar nesse joguinho, pra acabar empacado em algo por culpa de teletransporte. Bem, deu raiva. Desinstalei o jogo e segui em frente. Não vi sentindo passar raiva com algo que eu nem estou curioso para ver o final.

Mas se você curte gráficos pixelados (muito bem feitinhos, com paisagens belas de se ver), uns desafios a nível hard e de quebra ver algumas referencias ao mundo gamer, então você escolheu o jogo certo (ou seria melhor tentar um Evoland?).

Gráficos: 8,0
Jogabilidade: 7,6
História: 5,5
Desenvolvimento da história:5,0
Personagens Carismáticos: 5,2
Musica: 6,5

Nota FINAL: 6,3

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