Pesquise No Blog

sábado, 27 de junho de 2026

Minha ansiedade contra jogos de terror e stealth | Artigo

Eu não sei como a ansiedade funciona. Eu nem sei se ela funciona da mesma maneira para todos. Na verdade eu tenho quase certeza que não, pois já vi diversas pessoas relatando seus casos e sempre encontro experiências às vezes opostas as minhas. Mas claro que sempre precisamos considerar o autodiagnostico que é muito comum (será que aquela pessoa tem mesmo ansiedade?), mas não quero ser babaca e arrogante e o ponto desse texto não é esse.

Eu só sei que ao menos comigo fico ansioso demais com o que não aconteceu ainda, com a "expectativa" — principalmente de dar tudo errado. O "que está por vir" é amedrontador, muitas vezes até mesmo mais do que o próprio evento. E geralmente minha ansiedade ataca por bobeira, até porque se ela atacasse em situações sérias eu não teria um problema de ansiedade, eu seria apenas uma pessoa normal ficando ansiosa em uma situação onde pessoas geralmente ficam ansiosas, certo? Ou não? Eu acho que sim.

E um desses casos são os videogames, mais precisamente os de stealth e alguns de terror. Para quem não sabe o que é stealth é o ato de ser sorrateiro, como por exemplo passar por uma área sem ser descoberto, pegar um item sem que te vejam, atravessar um local sem acordar o inimigo — toda essa merda com aquelas possibilidades de "o que está por vir", "não vou conseguir", "ele vai acordar", "vão me notar" e toda a questão de como isso te deixa vulnerável, indefeso — armas ou poderes não fazem diferença, você foi pego por incompetência, você errou, foi visto, deu errado!

E o que acontece geralmente nesses casos? Ou você precisa repetir aquela parte porque morreu, ou vai ficar simplesmente muito difícil. Em jogos como Tomb Raider (2013) por exemplo, quando você era notado muitos inimigos iam para cima de você e eu sempre optava por isso desde o inicio, pois minha ansiedade simplesmente me matava de medo e eu não conseguia tentar passar pelos locais ou matar meus inimigos sorrateiramente — basicamente eu encarnava num bárbaro e ia para a porradaria de uma vez.


Mas se eu já fico todo ansioso e apavorado nesses joguinhos onde o intuito nem é passar medo, então como é que eu fico em jogos de terror onde o foco principal é te deixar aterrorizado e onde suas mecânicas principais envolvem stealth? Bem, a resposta é bem simples: eu nem passo perto. Só que as vezes eu preciso, como por exemplo, quando minhas franquias favoritas decidem flertar com essas mecânicas. O estilo de survival horror sempre foi o meu gênero favorito, mais precisamente a franquia de Resident Evil — para ser AINDA mais preciso a sua primeira trilogia lançada lá no Playstation One, com sua visão de câmeras fixas, controles de tanques, gerenciamento de inventario, exploração e solução de puzzles — foi paixão e sustos a primeira vista. Outros jogos como Dino Crisis, Silent Hill, Obscure e Fatal Frame também ganharam um espaço em meu coração... Até que eles decidiram se misturar com stealth e perseguidores invencíveis.

Os jogos de terror fizeram MUITO sucesso durante os anos noventa e até certa parte dos anos 00's. Muito graças a Alone in The Dark, Resident Evil, Silent Hill. Muitos clones desses jogos foram lançados, alguns tendo sucesso outros sendo esquecidos rapidamente. No entanto tudo que sobe, tem que descer e obviamente essa queda começou justamente com o até então queridinho Resident Evil. A Capcom até que conseguiu se manter com a franquia quando lançou o aguardado primeiro titulo de RE para o Dreamcast e Playstation 2 — Resident Evil: Code Veronica — mas viram os números cair no remake de Resident Evil 1 para o Gamecube e no inédito Resident Evil 0 e foi ai que viram que a formula precisava mudar e o survivor horror que tanto conhecíamos começou a "sumir" (ao menos por uns anos). 

Todo mundo (ou quase todo mundo) ama Resident Evil 4 e não tem como negar a importância gigantesca que esse titulo tem para a indústria de jogos e principalmente para a própria franquia, sendo o responsável por dar um boost imenso do qual a Capcom colhe frutos até hoje, mas também não dá para negar que de survival ou de horror o jogo só tem a ascendência. Os puzzles eram ridículos de fáceis, o terror virou aventura e embora tivesse um ou dois jump-scares, era obvia a mudança de direção que a franquia havia tomado. E como todas aquelas mudanças deram certo a indústria decidiu seguir seus passos, o survival horror não existia mais, não ao menos nas mãos das grandes empresas. A gente poderia dizer que a Konami tentou com Silent Hill, mas a Konami é uma desgraçada (vá tomar no seu cu, Konami). E quando o survival horror começou a voltar, ele precisou se "renovar".


Amnesia: The Dark Descent foi lançado em 2010 e te colocava na pele de Daniel que havia acordado em um castelo, havia perdido sua memoria e precisava explorar o local enquanto fugia e se escondia de monstros, além claro de resolver puzzles e descobrir cada vez mais sobre o lugar. Parece ter vários elementos dos survivor horror dos anos noventa, certo? Exceto que o personagem é completamente indefeso, ele pode apenas correr e se esconder, esqueça as armas poderosas de Jill Valentine ou Leon Kennedy, aqui o jogador presencia o horror de uma forma mais "civil" e indefesa possível.

Essa não era a primeira vez que um jogo assim era lançado, lá em 2004 mesmo a Capcom havia lançado Hunting Ground, onde você era uma garota, também presa em um castelo e que inicialmente precisava fugir e se esconder de um ogro — mas ninguém ligou para o jogo, pois foi lançado muito próximo a Resident Evil 4 que recebeu toda a atenção do publico. O mesmo não ocorreu com Amnesia: The Dark Descent, principalmente pela indústria estar carecendo de survival horror, e não a nada que dá mais medo que você ser uma pessoa comum e indefesa que só pode correr e se esconder, certo? Certo. Depois Amnesia muitos outros jogos nesses moldes foram lançados, alguns até fazendo mais sucesso que ele como o queridinho "Outlast".

E é claro que são jogos que eu sempre passei longe. Até tentei jogar um pouco de Amnesia e Outlast, mas era simplesmente aterrorizante demais para mim aquela sensação de poder ser pego. Entenda que não tem nada a ver com a estética dos monstros. Poderia ser a Galinha Pintadinha me perseguindo, eu teria o mesmo pavor. E é obvio que eu não odeio esses jogos no sentido de acha-los ruins. Eu sei como são importantes e como cumprem o papel de um jogo de terror que é justamente passar medo. Se parar para pensar, um game onde você controla um civil qualquer sem arma tem muito mais chance de apavorar o jogador que um jogo onde você tem alguma forma de se defender e geralmente as pessoas jogam games de terror para se assustarem, então é uma combinação perfeita para a maioria das pessoas.

Mas como um ferrenho apaixonado por games de survival horror com protagonistas que de fato podiam se defender e não eram nenhuma ameba indefesa e idiota, eu simplesmente ficava carente do que jogar. E esperava ansioso por novos títulos de franquias que eu amava como Resident Evil ou Silent Hill. E por mais que atualmente a desgraçada da Konami esteja preparando um remake de SH2 (pulou o 1 porque a Konami é um lixo dos infernos), a gente ficou mais de uma década sem nenhum jogo nas colinas silenciosas e Resident Evil demorou pacas para voltar ao horror e quando volta....

Por mais que Resident Evil seja a franquia de survival horror mais conhecida, ela nunca foi lá muito original, né? E seu comeback ao terror aparentemente precisou jogar "seguro" e adicionou alguns elementos de jogos que faziam sucesso na época, como os inimigos que ficam te perseguindo e não tem como mata-los (vide a família Baker de RE7), tudo bem que são em poucas areias, mas estão lá e por fim, o meu nemesis atual: O Mr. X em Resident Evil 2: Remake.


Resident Evil 2 (o original) foi o primeiro jogo que eu finalizei na vida. E por mais que não seja o meu favorito (pois amo Resident Evil: Nemesis), ele tem um espaço em meu coração. Dito isso eu estava muito ansioso para jogar o remake e eu já estava ciente que teria um stalker filho da puta me perseguindo durante uma "pequena" parte da gameplay, mas eu pelo visto estava fingindo que não ou botei em minha cabeça que dessa vez seria eu conseguiria... pois, bem. Não consegui.

Estava eu jogando com a Claire, fiz tudo que tinha de se feito na RPD  — e inclusive, eu estava amando a gameplay, até que não tinha jeito... eu precisava apagar o fogo do helicóptero para poder voltar pro outro lado da RPD... e é justamente nesse momento em que "liberamos" o Tirano a.k.a Mr. X. Mas eu fui lá e o fiz, até atirei em seu chapéu para pegar a conquista no Steam, depois corri, o despistei e entrei lá na save room onde revela as fotos. Mais do que isso, ainda tive coragem de destrancar a porta onde estava o item pro puzzle da biblioteca e subi no segundo andar para destrancar o armário, mas quando eu estava voltando pro Hall principal eu escutei a musica dele, nem foi os passos e meu coração quase sai pela boca e eu fiquei tonto, e não sei como é possível, mas a própria Claire bateu com a cara na parede de tão nervoso que eu estava. Mas consegui entrar de novo na save room e fiquei lá ouvindo o filho da puta andando. Ele simplesmente não ia embora e quando finalmente foi eu pensei "foda-se" e fui pro hall principal, mas adivinha quem estava lá? Esse sem pai, e ainda tinha o zumbi do Marvin, acabei ficando encurralado e com o cu na mão. Pausei o jogo, desliguei tudo e nunca mais entrei.

Isso é bem chato, pois é um jogo que eu queria MUITO finalizar e nem é uma critica ao jogo, é só meu problema de ansiedade mesmo. E ainda me lembro que precisarei zerar DE NOVO pelo cenário B para conseguir o final real e que o Mr. X aparece mais cedo durante a segunda jogatina... bem desanimador. 

E o que se fazer nessas horas? Bem, nada. Pelo visto terei que pular para Resident Evil 3, que pelo que li o Nemesis sofreu um downgrade bem grande, mas pelo visto isso não vai ser um problema para mim. Uma das coisas que sempre amei no Nemesis é que você sempre podia mata-lo. Eu não consigo correr dos meus problemas, eu prefiro enfrenta-los do que deixa-los por ai (ao menos nos jogos). E enquanto eu não acho um meio de melhorar minha ansiedade eu acho que terei que continuar evitando jogos com stealth e perseguidores invencíveis. Vou torcer para que não tenha nada disso no próximo Resident Evil e parando para pensar... Silent Hill 2 tem o Pyramid Head, né? Será que ele vai ser refeito aos moldes do Mr. X? Droga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>