Lá em 2004 ou 2005 - não me lembro bem, vi em uma matéria do extinto G4 Brasil (programa de jogos que era exibido pela Rede Bandeirantes) sobre o novo jogo da Microsoft lançado exclusivamente para Pc's e Xbox 2000. Era Fable, uma espécie de RPG onde você podia fazer de tudo. Claro que esse "tudo" para os dias de hoje é um tanto que limitado, mas para a época era sim um tipo de evolução.
Em Fable você era dono do seu próprio destino, podendo escolher entre o bem e o mal baseando nas suas escolhas durante a gameplay. Tudo que você fizesse no jogo contava como ponto positivo ou negativo. De você roubar um simples livro até ser educado com alguém. Essas ações refletiam na sua vida, inclusive esteticamente. Quanto mais mal você se tornasse mais horripilante seria sua aparência. A interatividade com os NPC's também era incrível. Você poderia ser visto como um herói ou como um vilão cruel. Podendo ser recebido em cidades com várias pessoas ao seu redor te venerando ou negativamente como os guardas te perseguindo.
Recentemente decidi finalmente testar o Fable - mais de uns 10 anos após seu lançamento, em meu querido e bugado PC. Eu sou um daqueles consolistas que até hoje não criou vergonha na cara para aprender a jogar pelo mouse + teclado, ainda sou um desastre nisso. Por isso optei por jogar com o controle, o que nesse caso, ao menos para mim, foi terrível. Primeiro que o game não reconhecia o x360ce, o Xpadder ficava bugado e o Pinnacle game profiler as vezes se desconfigurava sozinho. Foi uma luta para achar um programa descente, até que depois de muita pesquisa na internet eu achei um que foi compatível, dai foi só alegria (depois faço um post sobre ele, é um programa bem desconhecido, infelizmente).
Fable traz uma jogabilidade bem conhecida entre os Action Rpg's, você pode jogar tanto em terceira pessoa como em primeira, tem todo aquele sistema de level e muitas quest's a serem feitas, nada de novo ai, ele se destaca mesmo pelas suas escolhas e interatividade com o mundo apresentado, te possibilitando uma certa diversão por um tempo. Nas quest's você pode conseguir a informação desejada fazendo as missões solicitadas pelo NPC ou simplesmente na marra. Ao menos foi assim em uma das quests que participei. O carinha só iria me dar a informação se eu lhe traze-se algo muito valioso, mas bastou alguns socos nele que o bastardo liberou a informação, e nossa, isso poupa muito tempo que você certamente não quer perder em uma side-quest tão vaga.
Seu personagem pode carregar vários tipos de armas, e pode realizar diferentes tipos de feitiços, você consegue destrancar mais feitiços e upgrades em sua força juntando experiencia nas missões e atacando inimigos. Você também tem uma boa variedade de roupas que as vezes é necessário trocar para passar despercebido em certas vilas. Dependendo da roupa que estiver usando as pessoas podem te temer ou te achar amistoso, ou ate mesmo rir de você.
Por mais que o jogo seja interativo e possa divertir, eu achei bastante clichê, sendo que o diferencial dele não foi o suficiente para me prender por mais tempo. Seus gráficos são muito caricatos, feitos em uma época que poderiam sim investir em algo melhor ou ao menos com um design menos brega. Toda a história e o universo soa vazio, não consegui ver seriedade em momento algum, por mais que o clima estivesse "pesado", foi como jogar um rpg action genérico do inicio dos anos 2000 com alguns sistemas diferentes. Sua história tem uns furos ou eu poderia dizer falta de desenvolvimento? Em alguns momentos você simplesmente não entende porque diabos tal coisa foi daquele jeito e que não faz sentido algum.
Fable (o primeiro deles) atualmente é apenas mais um dos diversos RPG's action que existem por ai, com uma história rasa e um universo sem seriedade, em contra partida com uma boa dose de interatividade. Fable em sua jogabilidade não desaponta, sendo sim um jogo legal para passar o tempo, caso você não conheça nenhum titulo melhorzinho (acho difícil). Você pode jogar seus sucessores, que eu ainda não conheço mas que devem ter melhorias, tanto gráficas como em sua história. Independente do que eu disse, Fable foi um jogo que fez sucesso em sua época para o Xbox 2000 (kkkk), e caso não esteja procurando algo ao estilo de The Witcher, talvez você ate curta Fable 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário